Tem FM
  • Bom Retiro do Sul/RS

Vacinação contra Influenza supera 86% nos grupos prioritários em Estrela

Município vacinou mais de dez mil pessoas e alcançou resultados satisfatórios dentro das metas propostas

A Secretaria Municipal da Saúde de Estrela divulgou os números finais da sua campanha de vacinação contra o vírus Influenza, responsável pela gripe. Os números mostram que Estrela alcançou considerável patamar dentro da meta estipulada antes da campanha. As mais de dez mil doses destinadas ao município foram aplicadas, sendo que quase alcançou 87% nos chamados grupos prioritários, com alguns dos melhores números da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A Secretaria inicia nesta terça-feira a vacinação em escolas contra a Meningite C e HPV em meninos e meninas.

Das 3,6 milhões doses enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde (MS), Estrela recebeu 10.790 doses para a campanha da gripe. Destas, 7.147 doses destinadas aos grupos prioritários, entre eles gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas até 45 dias após o parto (incluindo as que tiveram aborto e perda fetal); idosos com 60 anos ou mais; crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos; população indígena e também profissionais da saúde. Pois 6.206 doses (86,8%) alcançaram estes grupos. - Foram ótimos resultados. Isso mostra que as pessoas ainda acreditam e muito no potencial desta vacina - , destaca Carmen Hentschke, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Estrela. - Temos algumas poucas doses ainda, de nosso estoque, mas já destinado a ser aplicado apenas naquelas crianças de 6 meses a menores de cinco anos que este ano receberam a vacina pela primeira vez na vida, nas quais a segunda dose é de extrema importância - , explica.
 
As vacinas restantes foram aplicadas em outros grupos com direito à vacinação conforme o MS, mas que não entram nas metas de prioritários. Entre eles professores (498) e doentes crônicos (1.376). Depois naqueles considerados - saudávei - mas que procuraram os postos após o término da campanha (2.710), totalizando as 10.790 doses aplicadas no geral. Conforme o secretário da Saúde, Elmar Schneider, mais um exemplo do engajamento de todos. - Um resultado que mostra o empenho e esforço da equipe técnica de nossa secretaria como também de nossa população em atender aos chamados da campanha, por entender a importância desta vacina contra uma doença que mata. E saúde se faz com prevenção. -
 
Meningite C e HPV

Dentro do calendário 2017 de vacinações do Ministério da Saúde, intensifica-se agora a imunização contra a Meningite C, para meninos e meninas, e contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) para garotos, a novidade deste ano. Neste processo, a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela, em parceria com a Secretaria de Educação, programa um roteiro de visitas às escolas do município. A primeira a receber a equipe da Saúde, que realizará a vacinação (através de autorização dos pais) é a Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Müssnich, no Bairro Boa União, ao longo desta terça-feira, dia 20. Na quarta-feira, dia 21, será a vez da Emef Ruth Markus Huber. Meta é vacinar no total mais de 700 estudantes estrelenses contra cada uma das doenças dentro das faixas etárias preconizadas.

Link Notícia
Fonte: Assessoria de Imprensa | FOTO: Arquivo / Prefeitura de Estrela